A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu uma solicitação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para rever as datas das finais da Copa do Brasil, agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, que coincidem com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A preocupação do Consed é que a sobreposição das datas possa gerar transtornos logísticos, como congestionamento e aumento de movimentação nas cidades, especialmente ao redor dos locais de prova e dos estádios, e que a proximidade com a final possa distrair os candidatos.
O exame, realizado em dois domingos consecutivos, começa às 13h30 e vai até as 19h. Como a partida inicia às 16h, o Consed teme que estudantes possam optar por deixar as provas mais cedo para assistir aos jogos, o que impactaria seu desempenho. Segundo Igor de Alvarenga, vice-presidente do Consed, é crucial que o ambiente seja o mais favorável possível para que os candidatos realizem a prova com tranquilidade, evitando qualquer distração causada por eventos de grande popularidade como a final da Copa do Brasil.
A primeira partida da decisão ocorrerá no Maracanã, com o Flamengo como mandante, e o segundo jogo será na Arena MRV, em Belo Horizonte, casa do Atlético-MG. Além do prestígio, o campeão leva um prêmio de R$ 73,5 milhões, enquanto o vice fica com R$ 31,5 milhões.
Para esta final, cada equipe conta com históricos significativos: enquanto o Flamengo chega à sua terceira decisão consecutiva e busca seu quinto título, o Atlético-MG vai para sua quarta final, em busca do terceiro título.
Crédito: Celina bernardes