Após conquistar a Copa Libertadores de forma impressionante nas edições de 2020 e 2021, o Palmeiras está assegurado na primeira edição do Super Mundial de Clubes, que acontecerá entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. A excelente campanha do time comandado por Abel Ferreira nos últimos anos coloca o clube paulista como um dos favoritos para garantir uma das oito vagas como cabeça de chave na competição, cujos grupos serão sorteados no dia 5 de dezembro.
Nos últimos dias, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) solicitou à FIFA que os últimos quatro campeões da Libertadores, incluindo o Palmeiras, tivessem a honra de serem cabeças de chave no Super Mundial. Embora a FIFA ainda não tenha se posicionado oficialmente sobre o pedido, a entidade indicou que levará em consideração essa solicitação ao definir a composição das chaves.
Atualmente, 31 das 32 vagas já foram confirmadas. A última vaga será ocupada pelo vencedor da edição atual da Copa Libertadores, que tem como finalistas Botafogo e Atlético-MG. A decisão do torneio ocorrerá no dia 30 de novembro, em Buenos Aires, Argentina.
Última Competição de Estêvão pelo Palmeiras
O Super Mundial de Clubes também marcará a despedida do jovem talento Estêvão, que se transferirá para o Chelsea em julho de 2025. Em junho deste ano, o Palmeiras anunciou a venda do atacante de 17 anos para o clube inglês por 61,5 milhões de euros, um valor que inclui 45 milhões de euros fixos e 15 milhões de euros em bonificações. No entanto, devido à sua idade, Estêvão só poderia se transferir para a Europa quando completasse 18 anos, o que ocorrerá em abril de 2025. A diretoria do Palmeiras conseguiu negociar a permanência do jogador até a disputa do Super Mundial de Clubes, garantindo que ele participasse desta importante competição.
Em comunicado oficial, o clube informou: “A Sociedade Esportiva Palmeiras concluiu acordo com o Chelsea para a transferência do atacante Estêvão. O atleta se apresentará à equipe londrina em julho de 2025, após disputar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.”
Dessa forma, Estêvão se despedirá do Palmeiras no Super Mundial, antes de embarcar para sua nova jornada no futebol europeu, ainda em 2025.
Crédito: Celina Bernardes