O lançamento da próxima edição de feira internacional ocorreu durante o Feirão do Turismo, no Sesc Arsenal
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), edição de 2025, será realizada nos dias 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As datas foram confirmadas durante o lançamento da feira, na manhã deste sábado (24), durante o “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil”, no Sesc Arsenal. A FIT Pantanal é realizada pelo Sistema Comércio de Mato Grosso – Fecomércio, Sesc, Senac e IPF (Instituto de Pesquisas e Análise da Fecomércio) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
O presidente do Sistema Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, em sua fala na solenidade de lançamento da FIT Pantanal 2025, ressaltou que a expectativa para o evento do próximo ano é ambiciosa. “Queremos superar os 300 expositores da edição de 2024 e atrair mais de 65 mil visitantes. Além disso, a realização deste evento movimenta não apenas o turismo, mas também a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes, e comércios de Cuiabá e Várzea Grande”, completou.
Para a edição de 2025, a FIT Pantanal terá como tema central o desenvolvimento econômico, social e sustentável, sempre priorizando as atividades turísticas diversificadas presentes nos três biomas de Mato Grosso (Amazônia, Cerrado e Pantanal), e na região do Araguaia.
Com isso, os pontos de destaque serão o turismo rural e a agricultura familiar, que vem atraindo e agradando o público nas últimas edições, com os diversos serviços e produtos oferecidos.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério do Turismo destacou que 64% dos brasileiros, ao escolherem seus roteiros turísticos, preferem destinos menos movimentados. “Esse dado reforça a importância de eventos como a FIT Pantanal, que destaca as belezas naturais de Mato Grosso, oferecendo destinos tranquilos e acessíveis, que encantam tanto os moradores do estado quanto turistas de todo o Brasil”, enfatizou José Wenceslau.
De acordo com uma pesquisa internacional, divulgada este mês no Global Travel Market Report da Phocuswright, uma empresa de análises dos EUA, o Brasil está entre os 15 maiores mercados de viagem do planeta, tendo recebido 5,9 milhões de estrangeiros em 2023.
“Isso demonstra o nosso imenso potencial para atrair ainda mais visitantes estrangeiros também para o nosso estado”, completou o presidente do Sistema Comércio, que ainda agradeceu a parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedec-MT, à Secretaria de Agricultura Familiar, ao Sebrae e aos demais parceiros do evento.
Para 2025, a grande novidade na FIT Pantanal ficará por conta do espaço que será destinado ao público jovem e às famílias, com atividades de interação, buscando atrair cada vez mais as novas gerações e a integração familiar, por meio do turismo.
Além disso, para a edição do próximo ano, haverá a ampliação das exposições em auditórios e pavilhões. Rodadas de negócios nacionais e internacionais, de forma presencial, serão promovidas pelo Sebrae, parceiro da FIT Pantanal.
O secretário adjunto de Turismo, Felipe Wellaton, falou sobre a importância do momento para o turismo de Mato Grosso. “Como é bom ver o Sesc Arsenal, esse patrimônio da nossa cidade ocupado nessa manhã de sábado. E como é bom estar com esse Feirão do Turismo, trazendo desconto, trazendo oportunidades, para a gente conhecer aquilo que é nosso, conhecer aquilo que é seu. Aqui, reflete claramente o momento atual do turismo, um momento de união. Não tem como falar do desenvolvimento do Estado sem o turismo. É a cadeia que emprega, é a cadeia que desenvolve outros setores e transforma as cidades”, enfatizou.
O evento contou com a presença da deputada federal Gisela Simona, do deputado estadual Carlos Avalone, da diretora superintendente do Sebrae, Lélia Brun, do presidente do Cetur-MT, Luis Carlos Nigro, e a ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jaci Proença.
Feirão do Turismo
O lançamento da FIT Pantanal 2025 abriu o evento Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, realizado no Sesc Arsenal, durante todo o sábado.
Os visitantes puderam adquirir passeios e pacotes turísticos de Mato Grosso, e outros destinos, para o período de baixa temporada, com descontos. Ao todo, 20 expositores estiveram presentes. Também foi possível adquirir pacotes de forma on-line, de empresas com o selo “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil”. O evento, que em Mato Grosso se deu com a adesão da Sedec à iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), ocorreu simultaneamente em 14 capitais do país e de forma virtual.