Período de treinamentos organizado pela Comissão de Arbitragem se encerrou nesta quinta-feira (17); Concentração será realizada novamente em junho na paralisação do Brasileirão para a Copa do Mundo dos Clubes
Os árbitros que atuam na Série A do Campeonato Brasileiro exaltaram a semana de treinamento no Rio organizada pela Comissão de Arbitragem da CBF. Desde segunda-feira (14), 72 árbitros e assistentes estão concentrados na cidade se preparando sob o comando dos instrutores e comandantes da Comissão.
A série de atividades realizadas no Clube da Aeronáutica (CAER) e no VAR no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) faz parte do projeto de profissionalização da categoria. O objetivo da preparação, que se encerrou nesta quinta-feira (17), é reproduzir o cotidiano de um árbitro profissional. Além dos treinos no CAER e no CEAB, a comissão realizou palestras teóricas no hotel.
No CAER, a CBF transformou o espaço em um centro de treinamento da arbitragem, posicionando oito câmeras, montando cabines do VAR e promovendo jogos simulados com equipes do futebol carioca de base. Dessa forma, os treinos se aproximaram da realidade de uma partida.
Árbitro central Ramon Abatti Abel – “Estou muito feliz com essa oportunidade que a CBF nos trouxe, para que o árbitro possa treinar a realidade do jogo, com movimentações táticas e jogadores. Isso é muito importante para que a gente possa aprimorar, com repetições, os fundamentos e critérios do árbitro de futebol”.
Árbitro central Wilton Pereira Sampaio – “O trabalho piloto de profissionalização que a CBF vem fazendo conosco e toda essa estrutura, com trabalhos técnicos, físicos, de prevenção de lesão e mentais são muito importantes e fundamentais para que a gente entregue o melhor resultado possível no campo de jogo, que é o que o futebol espera da arbitragem brasileira”.
Árbitro assistente de vídeo Wagner Reway – “O nível de todos os treinamentos que a CBF faz com a gente é muito alto, com toda a estrutura necessária: cabines, operação completa do VAR, jogadores. É o mesmo nível de preparação de uma Copa do Mundo e Olimpíada, não perdemos em nada”.
Árbitro assistente Danilo Manis – “Acho fundamental essa parte de preparação. E o que a CBF oferece não deixa nada a desejar do que a gente vê fora (do Brasil). A estrutura, instrução e linha a ser seguida… então esse encontro com os colegas, as instruções e os aprimoramentos são importantes, e a CBF faz isso muito bem”.
Árbitra central Edina Alves – “Aqui está um padrão internacional. Recentemente tivemos treinamentos aqui (no CAER), do seminário da Fifa, e aqui está mais estruturado do que no seminário. (Tem) a cabine do VAR, para ter a devolutiva imediata, tem a parte técnica, ontem mesmo já foi passada a nossa programação toda. Quero agradecer e dar parabéns para a CBF por fazer todo esse evento aqui para nós”.
Nova Preparação no meio do ano
Diante da realização desta primeira etapa, o coordenador-geral da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra, anunciou que organizará nova preparação durante a paralisação do Brasileirão durante a Copa do Mundo dos Clubes, entre os meses de junho e julho.
“Teremos a continuidade deste processo já na janela da Copa do Mundo dos Clubes e teremos esses árbitros de novo conosco após algumas rodadas de Campeonato Brasileiro, para que possam, com todos os instrutores e a Comissão, entender o quanto eles evoluíram e ir subindo degrau em degrau.”