Realizada no Rio de Janeiro, a competição é a última classificatória continental para os Jogos Olímpicos de Paris
Entre os dias 22 e 28 de abril, o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024, na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, Rio de Janeiro, reunirá os principais judocas das Américas e Oceania para competirem nas classes de idade Sub-18 (Cadete), Sub-21 (Júnior) e Sênior (adulto), entre os quais os representantes da Seleção Brasileira de Judô. E o Instituto Reação, Organização da Sociedade Civil que há mais de 20 anos promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação, levará três atletas para a competição: Agatha Paixão (Sub18 +70kg/feminino pesado), Mariana Nunes (Sub21 -48kg/feminino ligeiro) e Gabriel Falcão (Sênior 81kg). O evento é gratuito e aberto ao público.
O Reação está em primeiro lugar no ranking geral da CBJ há dois anos consecutivos. Isso é resultado de muita disciplina e dedicação dos nossos atletas e de todos os profissionais do Instituto, afirma Luciano Gomide, presidente do Instituto Reação. Levar três de nossos atletas em mais uma competição desse porte, lutando com adversários de diversos países, é muito gratificante.
Os campeonatos continentais distribuem até 700 pontos (medalha de ouro) no ranking da Federação Internacional de Judô e, neste ano, é uma das últimas etapas válidas para a classificação olímpica: Estou muito feliz em competir, por isso meu foco são os treinos, afirma a atleta Mariana. Quero representar bem o Reação e a CBJ e conquistar o ouro no Rio vai ter um gosto especial de deixar a medalha em casa, completa.
Veja o calendário de disputas:
22 de abril: Sub-18.
23 de abril: Sub-21.
24 de abril: equipes mistas das duas classes.
25 a 28 de abril: Pan Sênior.
Conheça o Reação em números:
Mais de 3 mil medalhas só nos últimos 5 anos.
Primeiro lugar no ranking geral da Confederação Brasileira de Judô em 2022 e 2023.
Mais de 20 mil pessoas impactadas ao longo de mais de 20 anos de história.
12 polos em 5 estados.
Mais de 300 alunos contemplados com bolsas de estudo em 2023.
Sobre o Instituto Reação
Fundado há 20 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação. A proposta é ter o esporte como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame. O Instituto oferece seu Caminho Potente, baseado em dois programas estruturantes: Reação Futuro, com foco em judô recreativo, educação e desenvolvimento socioemocional, e Reação Olímpico;, com foco no judô de alto rendimento, além da educação e do socioemocional. Para reforçar o projeto Caminho Potente, o Reação conta ainda com três programas transversais: Bolsas de Estudo, Conecta (capacitação, emprego e renda) e Reação com Elas (empoderamento feminino). Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego, utilizando atributos fundamentais que ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, em três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 12 polos espalhados em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.500 crianças, adolescentes e jovens.