A Conmebol anunciou na última quarta-feira (14) que a cidade-sede da final da Libertadores 2024 será Buenos Aires, na Argentina, e que a partida será disputada no dia 30 de novembro. No entanto, o estádio da decisão não foi definido, como aconteceu nos últimos cinco anos em que o campeão foi definido em partida única.
O Torcedores.com, em parceria com o jornalista argentino Hernán Sisto, apurou junto à Conmebol que três palcos surgem como favoritos para receber a decisão. Em seguida, há uma segunda relação com estádios menos prováveis, mas que possuem chances de receber uma eventual decisão.
O principal candidato até o momento é o Monumental de Nuñez, do River Plate, que costuma receber os jogos da Seleção Argentina e foi recentemente ampliado (a capacidade atual é de 85 mil pessoas). Os critérios levados em conta são a capacidade do estádio, estrutura de segurança e o fato de ser pertencente a um clube com possibilidades de ir à decisão.
Receio de arquibancada vazia
A entidade máxima do futebol na América do Sul vai aguardar a definição dos finalistas para bater o martelo quanto ao estádio da final. A preocupação é evitar que o estádio da final receba público muito aquém de sua capacidade total, risco que existe caso um clube com menos torcida chegue à partida derradeira e não tenha potencial para lotar um estádio de grande porte.
A final da Copa Sul-Americana 2023 foi um exemplo disso. A partida entre LDU x Fortaleza foi transferida do Estádio Centenário (de 61 mil lugares), em Montevidéu, no Uruguai, para o Estádio Domingo Burgueño Miguel (de 25 mil lugares), em Punta Del Este, no mesmo país.
Abaixo, veja a relação de estádios com maiores chances de receber a final da Libertadores 2024.
Os favoritos
Estádio Monumental de Nuñez: pertence ao River Plate, um dos times mais fortes da Argentina na Libertadores, finalista pela última vez em 2019. Tem capacidade para 85 mil torcedores e é atualmente o maior estádio da América do Sul, após reforma finalizada em fevereiro de 2023. É onde a seleção da Argentina manda seus principais jogos. Será escolhido caso o River chegue à decisão ou se dois times com grandes torcidas sejam os finalistas.
La Bombonera: a casa do Boca Juniors é outro estádio importante na capital argentina. Com capacidade para 57 mil torcedores, corre por fora para sediar a final, se o River Plate não estiver na decisão.
José Amalfitani: a terceira opção na mesa da Conmebol é a casa do Vélez Sarsfield. Com capacidade para 49 mil espectadores, é a melhor alternativa em caso de uma final de Libertadores com dois times de menor torcida classificados, ou então com baixa capacidade de mobilização da cidade de origem rumo à capital da Argentina.
Azarões na disputa
Nuevo Gasómetro: pertence ao San Lorenzo, outro time argentino que está na Libertadores deste ano. Tem capacidade para 48 mil espectadores.
Tomás Adolfo Ducó: a casa do Huracán pode receber até 48 mil espectadores
Cilindro de Avellaneda: o clássico estádio do Racing comporta até 42 mil espectadores
Estádio Libertadores de América: a casa do Independiente tem capacidade para receber até 42 mil espectadores.
Final será a 15ª da Libertadores em Buenos Aires
Com a confirmação da final da Libertadores na capital argentina, a cidade receberá o jogo derradeiro da principal competição de clubes do continente pela 15ª vez na história. Caso a decisão ocorra tanto no Monumental de Nuñez quanto na Bombonera, fará com que o estádio escolhido se torne o com o maior número de finais de Libertadores na história de Buenos Aires.
Outro bem cotado para receber a final deste ano, o José Amalfitani nunca recebeu o último jogo da Libertadores. Em 1994, ano em que o Vélez Sarsfield foi campeão sul-americano, a decisão foi disputada em duas partidas. O primeiro confronto com o São Paulo aconteceu em Buenos Aires e o jogo final, em que o Vélez levantou a taça, foi no Morumbi.
Estádios de Buenos Aires com últimos jogos da Libertadores no currículo
La Bombonera – quatro oportunidades (1963, 1978, 1979 e 2001)
Monumental de Nuñez – quatro oportunidades (1962, 1986, 1996 e 2015)
Estádio Libertadores da América – três oportunidades (1964, 1972 e 1984)
Nuevo Gasómetro – uma oportunidade (2014)